terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cronograma Capilar Acessível #1


Hoje vou inaugurar uma tag nova no blog: Cabelos! É um assunto que gosto muito de falar! Apesar de o cronograma capilar já ser muito, mas muito debatido pela internet no youtube, facebook e blogs mil, resolvi fazer a minha própria versão (que será um pouco diferente das que vocês veem por aí).

O caso é: quero fazer um cronograma capilar sem tacar todo o shampoo e cremes que tenho em casa fora, sem gastar horrores num potinho de creme, etc. Eu mesma pensei nisso quando resolvi começar a fazer, porque tinha muito produto em casa (pessoa desesperada pra arrumar o cabelo). Enfim, acabei fazendo uma fase de adaptação maior e usando muitos ingredientes naturais, desses que você tem na cozinha de casa. E dá muito certo! 

Vou começar resumindo o significado de alguns termos que posso vir a usar: 

Cronograma Capilar (CC): Consiste em estabelecer uma rotina para distribuir Hidratações, Nutrições e Reconstruções no cabelo. O cronograma dura para sempre! Afinal, seu cabelo sempre precisará destas três fases. Geralmente se intercala, deixando mais tempo entre as reconstruções. Eu faço uma etapa por semana.

Hidratação: Serve para repor a água e alguns nutrientes do cabelo. Cabelos ressecados necessitam de hidratação. Babosa, água de coco, maisena, açúcar, banana...

Nutrição: Repor os nutrientes do cabelo. Óleos vegetais e algumas manteigas naturais. 

Reconstrução. Repor a massa do cabelo. Queratina, leite de coco, clara de ovos...

Low-poo: Técnica de pouco xampu. Usar xampus sem surfactantes agressivos e com menor frequência. Intercalar lavagens de xampu com co-wash.

Co-wash: Lavar os cabelos somente com condicionador. 

IMPORTANTE: Este é apenas um breve, mas muito breve resumo sobre o tema. Se você tiver interesse em seguir o cronograma capilar, recomendo que faça várias leituras antes, e pesquise bem sobre o tema. O objetivo deste post é apenas apresentar a quem não conhece e dar algumas dicas de produtos e de ingredientes naturais que podem ser usados no CC. 

Alguns links interessantes sobre o tema: 

Cronograma Capilar:
Cronograma Capilar (Blog Chibi Room) (Blog dedicado a cabelos coloridos)

Low-poo e Co-wash:

Não tenho a intenção de repetir esse tipo de post, já que muitos blogs muito mais experientes que eu já fizeram. Quero apenas compartilhar minha experiência com vocês, e claro, aumentar o número de pessoas que conhecem esse tratamento maravilindo <3 

Eu faço cada etapa do CC apenas uma vez por semana, e durante ela intercalo lavagens com xampu com co-wash. Meu cabelo é natural, tem apenas umas luzes loiras nas pontas, que quase não dá pra ver. Cabelos mais "surrados", com química, devem ter um tratamento um pouco mais intenso e com produtos mais concentrados, que geralmente são mais caros. 

Porém, meu cabelo é muito fraco. Ele é natural, mas duvido muito que aguentasse uma descoloração muito louca sem corte químico. Essa é a explicação de eu não ter feito quase nada nele ainda (mas não é só por isso, gente, só que dá medinho rsrs) Além do quê, ele não é todo igual, tem partes mais ressecadas que outras. Coisa que só consegui dar uma arrumada quando comecei o low-poo e o CC.

Antes, ele era muito oleoso, tinha que lavar todo dia, e vivia cheio de frizz. Ele só ficava bom vez ou outra, quando o universo conspirava (na umidade ele piorava rsrs). E demorava muito pra crescer, e quando crescia, com aquelas pontas que tinha que tirar fora. Não tenho fotos dessa época porque, hmmm, eu evitava tirar fotos ahueh.

Há mais ou menos um ano eu cortei ele curto, e desde lá venho deixando crescer e fazendo o CC regularmente. 

Como este post já ficou gigante, pretendo fazer uma série de posts para falar de cada produtinho que usei, como fiz, e como está sendo minha adaptação ao low-poo (sim, ainda estou me adaptando hehe). E também, claro, os resultados de crescimento! Espero que vocês gostem deste tipo de post e venham me acompanhando nisto! 

Muito obrigada por tudo e bons cuidados com os cabelinhos <3

4 comentários:

  1. Adorei a ideia Dessa! Geralmente, se difunde muito pela internet que no cronograma vai muita grana, que tem que usar APENAS produtos bons - e caros, lê-se nas entrelinhas - e dar dica de bom e barato são poucas viu... E olha que já fazem anos que eu seguia essa disciplina. Vou continuar acompanhando, embora não siga mais! Beijos e adorei a ideia! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque! Você não segue mais o cronograma? Como faz pra cuidar do cabelo? Me contaaa ehauehaeu

      Como eu não tenho muita condição de pagar caro nas paradas, vou falar basicamente as coisas que uso! Além do quê, acho que a indústria força a gente a achar normal pagar muito caro pra ter um produto de qualidade mazomenos... No fim, eles não gastam quase nada na produção e enfiam a faca no preço final! E é assim não só com os cosméticos.

      E vejo muito pouca gente usando produto natural, o que acho um desperdício, a natureza dá tantas coisas boas pra gente <3

      Que bom que você gostou da ideia <3 Beijões!!

      Excluir
  2. Eu adoro o jeito que tu escreve. Fica leve e divertido (bem-humorado, acho que é a palavra correta).

    Eu já conheço CC e low-poo, e sei quais produtos tu vai indicar (irmã, fazer o quê), mas vou acompanhar pelo simples prazer de ler um texto bem escrito. E, sim, claro, vou divulgar esse post pro mundo haha

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa ler e responder todos!
Muito obrigada por ler até o fim e comentar!